6 found
Order:
  1. Autonomia revisitada: considerações a propósito do testamento vital.Marta Dias Barcelos - 2014 - In António Barbosa & Jorge Marques da Silva (eds.), Confluências bioéticas. Lisboa: Publicações da Universidade de Lisboa. pp. 91-100.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Glossário para uma Ética da Enfermagem.Marta Dias Barcelos - 2004 - In M. Patrão Neves (ed.), Para uma Ética da Enfermagem. Desafios. Gráfica de Coimbra. pp. 567-578.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Eugenia liberal e decisão biopolítica: o contributo de Habermas.Marta Dias Barcelos - 2015 - In Maria Gabriela Castro & Magda Costa Carvalho (eds.), Horizontes do conhecimento. Estudos em Homenagem a José Luís Brandão da Luz. Ponta Delgada: Letras Lavadas. pp. 421-435.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  77
    O ensino da 'ética' nas Escolas Superiores de Enfermagem. Inquérito nacional.M. Patrão Neves & Marta Dias Barcelos - 2004 - In Para uma Ética da Enfermagem. Desafios. Gráfica de Coimbra. pp. 555-565.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  97
    Bioética e consenso. Uma análise da teoria principialista.Marta Dias Barcelos - 2022 - Cascais: Princípia Editora.
    «A experiência global e partilhada da pandemia obrigou-nos a focar a natureza – simultaneamente pública e ética – das decisões em saúde e fez sobressair a importância do consenso. Esta exigência – agora tão visível – vinha-se fazendo sentir há décadas. Prova disso é que cresceu exponencialmente a literatura que se debruça sobre as implicações antropológicas e éticas dos grandes âmbitos da cultura mais diretamente vinculados ao mundo da tecnologia, das biotecnologias à inteligência artificial. Uma das áreas em que a (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Integridade da pessoa: fundamentação ética para a doação de órgãos e tecidos para transplantação.Marta Dias Barcelos - 2009 - Dissertation, Universidade de Lisboa
    PT. A noção de “pessoa”, pensada a partir do legado antropológico e filosófico do ocidente, afirma-se como uma unidade corporal e espiritual que determina a sua singularidade no seio da comunidade. A “pessoa” assim perspectivada assume uma importância destacada na reflexão ética das aplicações científicas de artificialização da vida humana. Muito concretamente, a noção de “pessoa” deve contribuir para a fundamentação ética das terapêuticas de transplantação. A transplantação representa um dos mais notáveis avanços da medicina do século XX e com (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark